Osseointegração: Tudo o que você precisa saber!

A osseointegração, também chamada de osteointegração, é um processo biológico pelo qual um implante ortopédico é integrado diretamente ao osso, proporcionando uma conexão sólida e estável.

A cirurgia para essa técnica tem sido particularmente eficaz em pacientes que passaram por amputação e não se adaptaram pelo uso da prótese convencional ou desejam ter mais mobilidade e qualidade de vida. 

Esse artigo vai te ajudar a entender um pouco mais sobre a osseointegração, como funciona a técnica e essa cirurgia tem impactado positivamente a qualidade de vida dos pacientes. Se você quiser tirar dúvidas sobre osseointegração agora, clique aqui e fale conosco!

Como Funciona o Processo de Osseointegração?

O procedimento de osseointegração envolve a inserção cirúrgica de um implante feito  de titânio, diretamente no coto, ou seja, no osso residual do paciente.

 Após a cirurgia, inicia-se o processo de reabilitação e, a partir daí, ocorre a formação de tecido ósseo ao redor do implante. Esse processo cria uma base sólida para a fixação da prótese. 

Essa fusão entre o osso e o implante proporciona uma conexão natural entre o osso e a extremidade perdida. É assim que funciona o processo de osseointegração, também chamado de osteointegração.

Leia também: Osteointegração: entenda cirurgia realizada pela primeira vez no Brasil

Quanto tempo leva o processo de osseointegração?

Todo o processo de osseointegração pode  levar de nove meses a um ano. mas em poucas semanas após o procedimento o paciente já pode iniciar a reabilitação com a nova prótese. 

Além de eliminar as próteses baseadas em encaixes, a osseointegração melhora a marcha, ou seja, o andar dos pacientes.

Assista ao vídeo sobre as diferenças entre a osteointegração e a prótese convencional

Quantas cirurgias são realizadas no processo de osseointegração? 

A osseointegração é feita por uma cirurgia que envolve duas etapas.  Na primeira os médicos colocam um implante de metal diretamente no osso residual. Depois de aguardar um tempo para que o osso cresça ao redor do implante, um segundo procedimento expõe o implante para fora do membro residual e aproxima o músculo e o tecido mole de uma forma que reduz o risco de infecção do paciente. 

Onde fazer uma cirurgia de osseointegraçao?

 Optar por realizar a cirurgia com equipes especializadas é crucial. Essas equipes incluem cirurgiões ortopédicos, fisioterapeutas e profissionais de reabilitação, garantindo uma abordagem abrangente ao tratamento.

No Brasil ainda são poucos os profissionais capacitados para realizar essa cirurgia, mas é possível operar no país graças aos cirurgiões que se especializaram na técnica no exterior e operam no Brasil. Se você quer saber mais sobre onde fazer uma cirurgia de osseointegração, clique aqui e fale conosco!

CONCLUSÃO: 

A osteointegração é mais do que uma técnica médica; é um recurso inovador que  melhora a qualidade de vida dos pacientes amputados. 

Ao compreender os princípios e benefícios dessa abordagem, estamos mais equipados para oferecer mais mobilidade e autonomia àqueles que enfrentam desafios após amputações. 

A cirurgia de ossseointegração já está acessível no Brasil, com alguns profissionais capacitados para conduzirem o procedimento,  permitindo a cada paciente a melhor chance possível de uma osseointegração bem-sucedida.

Se você quer saber mais sobre a cirurgia ou deseja tirar suas dúvidas sobre o procedimento, clique aqui!

Gostou? Compartilhe:

Equipe Editorial

Agende uma avaliação e saiba mais

Artigos RELACIONADOS

Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.