Muita gente tem essa dúvida: Afinal, osteointegração é só para atletas? A osseointegração é um processo que é indicado para as pessoas que tiveram membros amputados, seja parte do membro ou completo. Hoje esse processo que já realizado em território brasileiro é indicado para diversos casos de amputação, não apenas para pacientes atletas, mas para todos os tipos de pacientes, que não se adaptaram à prótese ou que buscam maior mobilidade e autonomia. Entenda mais sobre o que é a osseointegração e o que influencia para o sucesso desse crescente processo. Leia abaixo:
O que é osseointegração?
Osseointegração ou Osteointegração é a união estável e funcional entre o osso e uma superfície de titânio. O processo de osseointegração consiste na inserção de peça em titânio dentro do osso e a migração das células ósseas para a superfície deste metal. Esse processo envolve a ancoragem de um implante pela formação de tecido ósseo ao redor do implante sem crescimento de tecido fibroso na interface osso-implante.
O que pode impedir a osseointegração?
Dentre os principais aspectos de risco que podem interferir no processo da osseointegração, destacam- se:
- Tabagismo
- Radioterapia
- Diabetes
- osteoporose
- idade e a densidade óssea deficiente
Quais são critérios para a osseointegração?
Os fatores envolvidos com a obtenção de sucesso na osseointegração são diversos e incluem:
- Biocompatibilidade do material,
- Macro e microestrutura dos implantes de alto desempenho,
- Técnica cirúrgica apropriada,
- Boa qualidade e quantidade óssea e condições favoráveis de carga.
Quais os fatores que influenciam nesse processo?
Diversos fatores atuam isoladamente ou em conjunto, favorecendo ou prejudicando a osseointegração. O profissional ortopedista deve estar atento a essas condições para o planejamento mais adequado com menores riscos de falhas dos implantes, evitando também complicações e morbidades ao paciente
Benefícios da osteointegração
Representando uma mudança paradigmática na forma como abordamos a restauração da função e mobilidade em indivíduos que sofreram amputações. A osseointegração proporciona uma estabilidade superior, eliminando as preocupações com o deslizamento da prótese e proporcionando uma sensação mais natural ao paciente durante os movimentos.
Independentemente da profissão, todas as pessoas amputadas que desejam passar por uma cirurgia de osteointegração podem se beneficiar dela não apenas atletas.
Quais são os processos da osseointegração?
A osseointegração requer dois procedimentos. Na primeira cirurgia, os médicos colocam um implante de metal diretamente no osso residual. Depois de aguardar um tempo para que o osso cresça ao redor do implante, um segundo procedimento expõe o implante para fora do membro residual e aproxima o músculo e o tecido mole de uma forma que reduz o risco de infecção do paciente.
Onde fazer uma cirurgia de osseointegraçao?
Como você pode ler nesse artigo, apesar de muita gente ainda acreditar que a osteointegração é só para atletas, a cirurgia de osteointegração não é apenas para atletas, mas para todos os amputados que desejam os benefícios dessa inovação para amputados.
Optar por realizar a cirurgia com uma equipe especializada é crucial, uma vez que o paciente precisará de uma assistência multidisciplinar incluindo cirurgiões ortopédicos, fisioterapeutas e profissionais de reabilitação, garantindo uma abordagem abrangente ao tratamento. Se você tem interesse em saber mais sobre esse procedimento, clique aqui.