Quem pode fazer osteointegração?

A cirurgia de osteointegração busca melhorar a qualidade de vida de pessoas amputadas, principalmente, de membros inferiores, através da junção de osso e titânio. É criada uma cavidade no centro do osso para encaixar perfeitamente uma haste do material, feita especialmente para o paciente. Esse processo vem melhorando a vida de milhares de pessoas que tiveram membros amputados e é indicado para todas as pessoas, mas é importante lembrar que cada caso é individual e cabe ao médico responsável pelo caso, indicar o melhor procedimento a ser seguido, com sua equipe multidisciplinar. 

Saiba mais sobre os benefícios da osseointegração no texto abaixo: 

Como é realizada a osteointegração? Saiba tudo aqui!

A osseointegração ou osteointegração é uma cirurgia realizada através da inserção de um implante de metal diretamente no osso residual que permanece exteriorizado ao ambiente externa através de uma cavidade denominado estoma. O estoma irá ser responsável pela ligação osso-prótese. Para que a cirurgia funcione será necessário reabilitação com equipe especializada em cirurgia de osteointegração pois o amadurecimento do coto e o protocolo de exercícios e descarga de peso são específicos nessa cirurgia e específicos a cada paciente. Após a reabilitação, o paciente poderá ter uma nova prótese conectada diretamente ao implante.

Veja aqui: Diferenças entre osteointegração e prótese convencional

Quais os critérios de sucesso da osteointegração? Saiba agora!

Os fatores envolvidos com a obtenção de sucesso na osseointegração são diversos e incluem: 

  • Biocompatibilidade do material, 
  • Macro e microestrutura dos implantes de alto desempenho, 
  • Técnica cirúrgica apropriada, 
  • Boa qualidade e quantidade óssea e condições favoráveis de carga.
  • Fisioterapia especializada em osteointegração. 

Quanto tempo demora a osseointegração do osso?

Todo o processo de osseointegração leva de nove meses a um ano. Além de eliminar as próteses baseadas em encaixes, a osseointegração melhora o andar dos pacientes  e sua qualidade de vida.

Como saber se houve osseointegração?

Os critérios para a confirmação da osteointegração são clínicos e radiográficos. Somente após exames o médico conseguirá avaliar a situação do paciente.

CONCLUSÃO: 

A cirurgia de osteointegração, também chamada de osseointegração pode ser uma nova alternativa para o amputado, já que o encaixe fixo tornará mais simples, fácil e rápida a colocação da prótese. É necessário todo o acompanhamento com a equipe cirúrgica, equipe de reabilitação especializada e ortoprotesista. 

A osteointegração, essa inovação no campo da ortopedia, vem trazendo maior mobilidade para pessoas que tiveram membros amputados.

 Entenda o que é osseointegração e quais são suas fases, em mais artigos como esse e siga nosso perfil no instagram para ver mais depoimentos de pacientes. Acesse: instagram.com/osteointegracao

Gostou? Compartilhe:

Equipe Editorial

Agende uma avaliação e saiba mais

Artigos RELACIONADOS

Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.